Curiosidades: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Oi, Unicórnios! Para aqueles que não sabem, ano passado, mais precisamente em 26 de junho, fizeram 20 anos do lançamento de Harry Potter e a Pedra Filosofal, quem imaginaria que este pequeno bruxo conquistaria o mundo inteiro, e eu como uma apaixonada pela história de Harry, primeiro pelos filmes e agora pelos livros, não poderia deixar de trazer para vocês algumas curiosidades sobre esse universo. Listei 12 curiosidades sobre o primeiro livro da saga e venho dividir estas informações com vocês. Vamos lá?

1. Antes de ser lançado no Reino Unido em 26 de junho de 1997, pela Bloomsbury Publishing, o livro foi recusado por outras TREZE editoras inglesas, e aqui no Brasil por pelo menos três, antes de uma agente literária falar sobre o livro para Paulo Rocco, que pediu um exemplar que foi avaliado pela gerente editorial Vivian Wyler, que aprovou o livro! (E eu agradeço!).
2. Niguel Newton, diretor da editora Bloomsbury Publishing, diz que Rowling teve sorte, pois não trabalham com edição de livros infantis. Mas como o escrito original estava em cima de sua mesa e no alto da pilha, ele leu, adorou e resolveu publicar. 

3. O Lema de Hogwarts é uma frase em latim arcaico que esta escrita na parte de baixo do brasão da escola, ‘Draco Dormiens Nunquam Titilandus’, que significa ” Nunca cutuque um dragão adormecido ” ou "Nunca faça cócegas em um dragão adormecido", existe essa variação dependendo de quem traduz.
4. No primeiro livro Harry conhece o espelho de Erised em inglês, e Ojesed em português, para quem não percebeu ambas as palavras significam Desire ou Desejo, só que escritas de trás para frente. 
5. Ainda sobre o espelho, existe uma inscrição gravada nele que diz “Erised stra ehru oyt ube cafru oyt on wohsi”  em inglês, e “Oãça rocu esme ojesed osamo tso rueso ortso moãn” em português. Se você ler ambas de trás para frente estará escrito respectivamente  “I show not your face but your heart´s desire”, “Não mostro sua face mas o desejo de seu coração”.

6. J. K. Rowling superou Agatha Christie como a autora mais publicada mundialmente.
7. O nome ‘Voldemort’ vem do Frânces ‘vol de mort’ que significa ‘vôo da morte’. O que descreve perfeitamente Voldemort.
8. J.K. inventou a maioria dos nomes do universo de Harry Potter, mas alguns fatos de seu passa ajudaram nesta criação como o fato de que quando ela tinha 9 anos, sua família se mudou para uma casa perto de um cemitério, os nomes das lapides serviram de inspiração para alguns dos personagens. Além disso alguns nomes importantes para a história também foram inspirados em algumas coisas bem diferente, por exemplo Dumbledore, que era o termo usado no inglês antigo para a mamangava, uma planta da família das leguminosas e Snape, como o professor de poções é conhecido, é o nome de um lugar na Inglaterra.
9. O primeiro livro de Harry Potter teve apenas 500 cópias na primeira edição.
10. Das 500 cópias impressas de Harry Potter e a pedra filosofal, 300 foram doadas a bibliotecas. Atualmente, cada uma delas vale uma pequena fortuna, uma delas chegou a ser vendida por US$ 40 mil.
11. J.K.Rowling disse que a história de Harry Potter veio a sua mente durante uma viagem de trem. Ao lembrar das brincadeiras de infância com os vizinhos, Ian e Vikki Potter, eles se vestiam de bruxos e brincavam de fazer feitiços.
12. Em 2004 J. K. Rowling foi a primeira escritora a entrar na lista de bilionários da revista americana Forbes, com uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares.


Tem mais posts de Harry Potter Aqui

E aí, o que acharam? Já sabiam de algumas dessas curiosidades? Tem alguma interessante que não entrou na lista? Me conta!
XoXo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Unicórnios e Rabiscos - 2018 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo